ESCOLA DE KUNG-FU SHAOLIN DO SUL DRAGÃO DOURADO

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O Templo Shaolin

O Templo Shaolin

 O Templo Shaolin foi construído por ordem do imperador Wei (471-500 dC), para o monge budista Theravada Batuo (Buddhabhadra) cerca de 497 d.C. A construção original era muito simples e consistia em um santuário, pagoda e uma plataforma na qual os monges indianos e chineses traduziam Sutras para o chinês. Os dois primeiros monges marciais foram Huiguang e Sengchou e que se tornaram discípulos de Batuo. O grande mestre indiano Bodhidharma (fundador do Chan (Zen), meditou por nove anos nas proximidades do templo de Shaolin e transmitiu seus conhecimentos do budismo e outros métodos, em torno de 540-570 dC. O mais antigo registro do desenvolvimento do templo de Shaolin e suas artes marciais esta na Dinastia Tang (618-907), que incluiu a defesa do mosteiro de bandidos locais, ajudando o imperador entronado Li Shimin a derrotar o usurpador Wang Shichong na batalha de Hulao em 28 de Maio 621 d.C. Isso inclui a lenda dos 13 monges guerreiros do bastão. Ao longo da história as artes marciais, o Budismo, a Medicina e a cultura do templo de Shaolin desenvolvidos, inclusive na Dinastia Song (960-1278 dC) Abbott Fu Yu (circa 961 dC), colocaram muito esforço para a consolidação e desenvolvimento das artes marciais de Shaolin. Mais tarde, no período Song (cerca 1230 AD), os famosos Mestres Jue Yuan, Li Bai Yufeng e Sou também desenvolveram as habilidades de Shaolin. O Templo Shaolin teve uma história tanto ilustre quanto trágica, devido a políticas dinásticas e guerras que impactavam o templo e suas atividades continuamente . Foi destruído e reconstruído várias vezes e como resultado muitas de suas artes marciais foram espalhadas entre os discípulos seculares/ leigos mais do que no próprio templo. O incêndio do Templo em 1928 foi significantemente prejudicial visto que muitos monges foram mortos, ao passo que outros se esconderam em reclusão, resultando na pior degeneração das artes marciais de Shaolin da história. Como resultado dos esforços do governo para restaurar o templo em meados dos anos 1980 e dada a um financiamento adicional de turistas e visitantes motivados por filmes clássicos desse período, o templo estava prestes a ser restaurado. Embora alguns monges tivessem sobrevivido como Shi Dechan, Suxi Shi Shi e Suyang, eles tinham adquirido apenas uma parte das artes marciais de Shaolin. Isto resultou em um projeto para convidar todos os mestres em torno do templo para re-desenvolver as habilidades de Shaolin, notáveis como Liang Yiquan, Qinghai Zhang, Zhenhai Liu e Liu Baoshan são alguns dos convidados a auxiliar no desenvolvimento do moderno shaolin. A visita dos monges Shaolin no Templo Zu Lai – Ao lado da antiga abadessa do Templo, Sinceridade está o Abade do Templo Shaolin.

O Templo Shaolin foi construído por ordem do imperador Wei (471-500 dC), para o monge budista Theravada Batuo (Buddhabhadra) cerca de 497 d.C. A construção original era muito simples e consistia em um santuário, pagoda e uma plataforma na qual os monges indianos e chineses traduziam Sutras para o chinês. Os dois primeiros monges marciais foram Huiguang e Sengchou e que se tornaram discípulos de Batuo. O grande mestre indiano Bodhidharma (fundador do Chan (Zen), meditou por nove anos nas proximidades do templo de Shaolin e transmitiu seus conhecimentos do budismo e outros métodos, em torno de 540-570 dC.

O mais antigo registro do desenvolvimento do templo de Shaolin e suas artes marciais esta na Dinastia Tang (618-907), que incluiu a defesa do mosteiro de bandidos locais, ajudando o imperador entronado Li Shimin a derrotar o usurpador Wang Shichong na batalha de Hulao em 28 de Maio 621 d.C. Isso inclui a lenda dos 13 monges guerreiros do bastão.

 

 

 

Ao longo da história as artes marciais, o Budismo, a Medicina e a cultura do templo de Shaolin desenvolvidos, inclusive na Dinastia Song (960-1278 dC) Abbott Fu Yu (circa 961 dC), colocaram muito esforço para a consolidação e desenvolvimento das artes marciais de Shaolin. Mais tarde, no período Song (cerca 1230 AD), os famosos Mestres Jue Yuan, Li Bai Yufeng e Sou também desenvolveram as habilidades de Shaolin.

O Templo Shaolin teve uma história tanto ilustre quanto trágica, devido a políticas dinásticas  e  guerras que impactavam o templo e suas atividades  continuamente . Foi destruído e reconstruído várias vezes e como resultado  muitas de suas artes marciais foram espalhadas entre os discípulos seculares/ leigos mais do que no próprio templo.
O incêndio  do Templo em 1928 foi significantemente prejudicial visto que muitos monges foram mortos, ao passo que outros se esconderam em reclusão, resultando na pior degeneração das artes marciais de Shaolin da história.

Como resultado dos esforços do governo para restaurar o templo em meados dos anos 1980 e dada a um financiamento adicional de turistas e visitantes motivados por filmes clássicos desse período, o templo estava prestes a ser restaurado. Embora alguns monges tivessem sobrevivido como Shi Dechan, Suxi Shi Shi e Suyang, eles tinham adquirido apenas uma parte das artes marciais de Shaolin. Isto resultou em um projeto para convidar todos os mestres em torno do templo para re-desenvolver as habilidades de Shaolin, notáveis como Liang Yiquan, Qinghai Zhang, Zhenhai Liu e Liu Baoshan são alguns dos convidados a auxiliar.

 

 

Devido aos mais de 1.500 anos de história do Templo Shaolin, evidentemente, muitos eventos e batalhas tem sido contados  por todo o mundo. A combinação do Budismo Chan e o Shaolin Gongfu  conduz a um excelente caminho para a felicidade e saúde.

O Currículo Shaolin, recentemente re-construído é composto por mais de 300 formas de mão. É claro que seria necessário mais do que uma vida para  dominá-las. Aqui vamos definir as formas de mãos vazias conforme o Autêntico Instituto Shaolin, que é baseado nos mestres seculares  Liu Baoshan, Zhenhai Liu e I-Chuan Liang, como ensinado pelo Mestre Wu Chanlong.

 

No total, existem apenas 13 (embora alguns podem ter múltiplos caminhos / pontos variaveis):

  1. Xiao Hongquan (pequeno punho vermelho)
  2. Da Hongquan (grande punho vermelho)
  3. Qixingquan (punho sete estrelas)
  4. Changhu Xinyimenquan
  5. Luohanquan (punho do Arahan)
  6. Meihuaquan (punho flor de ameixa)
  7. Paoquan (punho de canhão)
  8. Jingangquan (punho Jingang)
  9. Taizu Changquan (punho longo de Taizu)
  10. Luohan Shibashou (18 mãos de Arahan)
  11. Tongbiquan (Through Arm Fist)
  12. Liuhequan (punho das seis harmonias)
  13. Xinyiba (técnica mente-coração)

 

Em termos de armas, a ênfase está no bastão Shaolin, mas há uma grande variedade de armas ensinadas, estas incluem o seguinte:

  • Bastão: Yinshougun, Shaohuogun, Chimeigun e Damogun
  • Espada: Damojian, Longxingjian, Qinglongjian e Qixingjian
  • Sabre: Meihuadao, Heihudao, Simendao e Chantoudao
  • Lança: Huaqiang, Meihuaqiang, Liuheqiang e Luojiaqiang

Entre as armas adicionais incluem a espada Damo, Tridente, facão de cabo longo Primavera Outono , punhal, chicote cadeia, Guai (Muleta), punhais, espadas gancho e muitos mais.

Shaolin Kung Fu é ensinado e praticado principalmente por instruções verbais, físicas e exercícios diligentes, usando a fórmula de memória como auxílio. Para alcançar um nível mais elevado em Kung fu é quase inteiramente dependente da instrução de um mestre verdadeiro.

Além disso, as práticas cotidianas do Chan (zen) podem manter a melhora progressiva nas habilidades Kung fu. A meditação Zen desenvolve a sabedoria e abre o terceiro olho ou prajna, aperfeiçoando as praticas marciais, possibilitando o estudante a enxergar o invisível e sentir o intocável. A escola Chan  centra-se na prática da vida real, de modo a atingir a meta do Budismo nas atividades simples. Como parte do cotidiano dos monges Shaolin, o  Kung Fu foi incorporado o processo de praticar Chan. Na verdade o Shaolin tradicional é apenas um braço do Budismo Cha´n chinês. De maneira geral, são nove os estágios de compreensão do Shaolin Kung Fu:

  1. Familiarizar-se com o Templo Shaolin e o Kung Fu;
  2. Admirar o espírito e os ideais do Shaolin Kung Fu;
  3. Criar determinação, e definir o objetivo de estudar Shaolin Kung Fu;
  4. Ter obsessão com Kung Fu e ter a certeza de que o objetivo sera alcançado;
  5. Determinação em desenvolver prática diligente;
  6. Compreendendo todo o sistema do Kung Fu e seus conteúdos culturais;
  7. Transformar os conhecimentos de Kung Fu em crença Chan. Incorporando Kung Fu com o cultivo da prática Chan, nesta fase, o praticante irá integrar a aplicação do Kung Fu transformando-o em um portal do Dharma para a escola Cha´n;
  8. Focalizando desenvolvimento espiritual. O estudante nesse fase deixa de centralizar o Kung Fu como um fim, e baseado no Cha´n, o Kung Fu torna-se uma abordagem eficaz para cultivar o budismo;
  9. Ganhar um insight sobre a natureza humana e contemplando a essência do Budismo e do universo.

 

De acordo com as doutrinas Cha´n, a natureza de todos os fenômenos é a impermanência, e o lutador deve desenvolver um espírito de purificação e de desapego para eliminar as aflições e trazer a iluminação. Ao aplicar o Cha´n, o Kung Fu Shaolin atinge um nível tão elevado que nenhuma outra arte marciail chinesa pode corresponder, e possui uma característica única no caminho espiritual.

De acordo com as guias de Kung Fu proferidas no Templo Shaolin, Kung Fu Shaolin tem 708 séries de movimento, incluindo 552 séries de Punho (Quan) e técnicas de armas e uma série de outros 156 movimentos como 72 habilidades únicas, Qi Gong, agarramento, qin-na Suai Jiao, combate e Pontos vitais. O total dos movimentos existentes Kung Fu Shaolin são 545, incluindo 178 séries de punho, 193 séries de armas e 59 séries de combate, bem como 115 outras séries. Essas formas e habilidades formam um sistema de Kung Fu elaborado e organizado, em união com a cultura Shaolin.